Folha:
O governo resolveu prosseguir de qualquer maneira com o projeto de reativação da estatal Telebrás, mesmo sem saber se vai poder contar para isso com os ativos da Eletronet, operadora falida que tem a Eletrobrás entre seus controladores. Na quinta-feira, houve uma reunião ministerial para avaliar a situação das empresas e, segundo fontes do governo, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, deu a ordem para que a Telebrás seja reestruturada.
Comento:
Falar o que? A privatização da telebrás foi um sucesso absoluto, um passo considerável de modernização no Brasil. O resultado foi um mercado altamente competivo, o de celulares, onde estamos próximos da maturação, e a universalização da linha fixa. Infelizmente o governo ainda atrapalha bastante o livre funcionamento do mercado, como se viu na compra da Brasil Telecom pela Oi, uma operação ilegal bancada pelo BNDES.
Claro que nem tudo são flores. Falta concorrência na linha fixa, os serviços ainda podem melhorar bastante. Nada que com o tempo o próprio mercado não resolva se puder funcionar livremente e tiver mais segurança jurídica. Em suma, se o governo não atrapalhar.