Obama, hipotecas, ou uma parábola sobre o covarde e o corajoso.

Imagine que você está pagando uma hipoteca, morando em uma boa casa. Está fazendo um sacrifício danado, pagando em dia. Você sabia que seria difícil, mas que no fim valeria a pena. Os imóveis estavam se valorizando depressa. Veio esta crise maluca e seu emprego se foi ou teve que aceitar uma redução de salário para continuar empregado. Não há mais como pagar sua hipoteca, sua casa dos sonhos está se evaporando. Foram bons 5 anos morando em uma casa que você chama de lar, criando sua família.

Mas Obama veio te salvar! Um novo pacote prevê que suas prestações serão subsidiadas pelo governo. Afinal, você não tinha como prever a crise, não é? Nem os economistas mais renomados previram! Embora um maluco, um tal de Ratzinger tenha publicado em 1985 um alerta para uma grande crise econômica mundial começando pelo mercado financeiro, mas o cara é religioso, o que sabe de economia! O fato é que um cidadão normal não tinha como saber que a economia poderia ir para o vinagre e sua casa ser desvalorizada de uma hora para outra!

Agora imagine uma outra pessoa, trabalhando na mesma empresa, com uma família do mesmo tamanho que você. Há cinco anos atrás você tentou convencê-lo que valia a pena comprar uma casa, haviam duas no mesmo bairro! Este amigo fez as contas, viu o mesmo que você. Seria muito difícil pagar a hipoteca, mas no limite até que dava.

Só que bateu um medo. E se perdece o emprego? E se alguém da família adoecesse? Seria prudente colocar os filhos em uma escola mais barata ou pública para pagar a hipoteca ou era melhor investir neles, com uma boa escola e deixar para o futuro a decisão de pagar a hipoteca? Resolveu não comprar a casa. Ao invés disso, mora em um pequeno apartamento alugado. Faltou coragem.

Nestes cinco anos viu com certa inveja o colega na sua nova casa e sentiu admiração: queria ter coragem assim para arcar com estas prestações. Veio a crise. Tudo bem, fez uma pequena poupança nos últimos anos, dá para suportar.

Em um mercado livre, o banco tiraria a casa de você por não ter pago as últimas hipotecas. Mas o banco não pode colocar uma casa dentro do cofre, precisa repassá-la. Infelizmente o preço do imóvel já não é mais aquele, o mercado despencou. Vai ter que vender a casa por prestações bem menores do que queria, mas não adianta fazer muita coisa. Já é custo irrecuperável.

Em um mercado livre, esta casa seria colocada a venda pelo banco, desvalorizada. Alguém com algum valor na poupança, como seu amigo, teria condições agora, mesmo em tempos de crise, de comprar este imóvel. É para isso que muitas vezes as pessoas poupam, para esperar uma boa oportunidade.

Mas veio Obama com uma idéia brilhante.

O governo vai pagar a hipoteca. Você não vai precisar deixar sua bela casa.

Só que governo não gera dinheiro. Ele toma da sociedade através dos impostos.

Aquele amigo, o que mora em um pequeno apartamento de aluguel, vai ajudar a pagar sua hipoteca.

E a vida segue.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *