Era para ser um escândalo…

Uma alta liderança do Jornal o Globo, em um seminário, solta esta pérola:

“Fizemos um enorme esforço para atrair o pensamento esquerdista para O Globo. E fizemos isso em tal extensão que depois tivemos de procurar um direitista que escrevesse bem, e escolhemos Olavo de Carvalho, o que hoje lamentamos um bocado. Toda a esquerda tem acesso ao Globo: Élio Gaspari, Zuenir Ventura, Veríssimo… E também os ativistas, as ONGs. Estamos fazendo uma coisa balanceada.”

Trata de uma fala de Luiz Garcia. Algumas considerações:

  1. Olavo de Carvalho fez no Globo o papel que Garcia esperava que fizesse. Apresentou a visão conservadora. O problema é que ele não esperava que Carvalho fosse muito mais articulado e culto que todo este bando patético que defende a esquerda. Pegou mal. Para piorar ele realmente escreve bem, o que só ressaltou a incompetência funcional de alguns e desmascarou falsos intelectuais. Por isso foi chutado.
  2. A confissão de Garcia mostra que a redação do Globo foi tomada pela esquerda em um processo planejado. Deveria se um escândalo e uma vergonha para o jornal. Não é nem uma coisa nem outra. Afinal, somos uma país que não lê. O que fica patente é que a redação dos jornais brasileiros refletem o pensamento de esquerda. É bom nunca esquecer disso quando for ler uma reportagem.
  3. Mais importante ainda é o final. Garcia diz que a coisa está sendo feita de forma balanceada. No conceito dele, balanceado é apresentar apenas o ponto de vista da esquerda, o que mostra o compromisso que um esquerdista tem com a democracia.
  4. O incômodo provocado por uma coluna solitária de Olavo de Carvalho mostra como essa gente é frágil em defender a própria ideologia. Na cabeça de Garcia, Carvalho provocaria risos ao defender coisas que considera ultrapassadas, como a verdade, o catolicismo, a moral e etc. Como Olavo faz isso com argumentação racional a coisa pegou. Não dá para deixar intelectual autêntico no meio dos chipanzés.
  5. E dizem que a Globo é de direita…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *