Lula, muito além do jardim

Globo:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recorreu a uma metáfora futebolística para definir a estratégia do governo no enfrentamento da crise financeira mundial. Segundo ele, para defender o país dos efeitos da falta de crédito internacional, a melhor arma é o ataque. Nesse sentido, Lula disse que serão adotadas quantas medidas forem necessárias, mas sem dar dinheiro às empresas em dificuldades.

Lula também criticou a oposição que, segundo ele, torce para que a crise afete o país. O presidente reclamou dos bancos que, apesar de obterem benefícios do governo, como a redução do compulsório, ainda dificultam acesso ao crédito.

Comento:

Assistam o filme Muito Além do Jardim, com Peter Sellers. O personagem principal passa a vida cuidadando de um jardim e assistindo novelas. Com a morte do patrão é obrigado a sair de casa e interagir com o mundo real. Incapaz de compreender o mundo, raciocina tudo em termos de jardinagem.

É tido como um gênio, pois tudo que diz é considerado uma metáfora. Passa até a acessorar pessoas imporantes. Não tem a menor idéia do que está falando, mas é considerado brilhante.

A mesma coisa acontece com o apedeuta. Se fosse qualquer outro, seria ridicularizado. Não o presidente; a estão são facultados direitos que a nenhum outro político é permitido. Qualquer bobagem que diga é logo levado para o lado do pitoresco, do bom humor, da metáfora. Ter um presidente como Lula é uma degradação para o Brasil.

Lula deve ter se confundido sobre a oposição. Não estamos em 1994 onde seu partido torcia para o Plano Real dar errado para vencer as eleições. Nem em 1998 torcendo pelos efeitos da crise asiática chegarem logo ao Brasil. Nem em 2001 comemorando o apagão que sepultaria as chances de FHC fazer o sucessor. Não é o PT que está na oposição.

Pelo contrário. Em 2003 a oposição foi fundamental para aprovar as reformas que Lula encaminhou ao Congresso, agindo com responsabilidade. Inclusive, os partidos de oposição votaram mais com o governo do que a própria aliança que elegeu Lula.

O sonho desta turma toda é um governo sem oposição, ou talvez apenas com o DEM para poder descer o sarrafo. Deve ser muito chato esse negócio de ter que negociar com o Congresso. Bom mesmo era se as MPs nem precisam ir para o Legislativo.

Aliás, Congresso para que?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *