Passado o primeiro turno das eleições municipais 2008, é momento de fazer uma análise das pesquisas de intenção de voto. Os dois principais institutos de pesquisa fizeram um balanço e consideraram os índices de previsão bastante corretos. Segundo matéria da Folha de S.Paulo desta terça (7) o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, considera positivo o trabalho do instituto no primeiro turno, salientando que esteve sempre à frente ao mostrar as reviravoltas da campanha.
A diretora executiva de atendimento e planejamento do Ibope Inteligência, Márcia Cavallari, também faz um saldo positivo das pesquisas para o primeiro turno. “Nós fizemos 17 pesquisas boca-de-urna, a média de precisão correta dos votos foi 97%. As pesquisas deram informações corretas aos eleitores”, afirma.
Comento:
Pior cego é aquele que não vê, se é que não estão vendo. Parecem treinadores de futebol que vêem seus times perderem mas na entrevista ao final dos jogos sempre afirmam que o time jogou muito bem, que não mereciam perder, etc. Deveriam ser mais conscientes e apontarem agora justamente o que deu errado, e nessas eleições foram muitas coisas já que erraram nas três principais cidades do país, só de partida.
O fato de os dois diretores estarem ocupados agora em varrer o lixo para debaixo do tapete aumenta ainda mais a desconfiança sobre a seriedade do trabalho desenvolvido. Nunca podemos esquecer que vivemos em um país onde a intervenção do estado na economia é brutal, onde o governo é dono de um cofre gigantesco. Estas mesmas empresas disputam contratos milionários com a petralhada.
Começa a fazer mais sentido estes 80% de popularidade…