Folha:
Líderes do Congresso dos EUA anunciaram um novo acordo para a proposta de lei que deve ser votada hoje. Na negociação, o governo do republicano George W. Bush cedeu às exigências de seu partido e dos democratas. O megapacote prevê o uso de US$ 700 bilhões para a compra de títulos de má qualidade em posse de instituições financeiras.
Comento:
Não se deixem enganar pelas manchetes; lendo com mais cuidado percebe-se que no essencial o pacote será aprovado conforme anunciado pelo governo. É engraçado, para ser benevolente, como os jornalistas brasileiros desmentem as próprias manchetes ao longo das reportagens. Fico com aquela imagem do brasileiro esperando o ônibus ao lado da banca de jornal lendo apenas a primeira página dos jornais; será que tem algo a ver?
Como toda negociação, ainda mais em um país de fato democrático, é preciso ceder em alguns pontos para se ter sucesso, desde que não se mexa no essencial. Na política tem um complicador a mais, mesmo que o trato seja desde início vantajoso é preciso mudar alguma coisa para mostrar ao eleitor que está contribuindo. Não me espantaria se o governo já tivesse colocado no plano exatamente o que poderia ceder justamente para conservar o principal.
O fato é que o pacote está sendo aprovado, os tais 700 bilhões. Espero que estejam fazendo o certo, muita gente boa defende que o governo deveria deixar a quebradeira acontece; outros tantos que a intervenção é necessária. Como se trata de gente muito mais gabaritada do que eu, prefiro ficar na minha.