Sobre o pré sal

Pelo que pude entender até agora nesta história do pré-sal, as dificuldades para explorar o petróleo ainda são apenas imaginadas e exigirá um investimento bilionário. Tenho minhas dúvidas se a Petrobrás terá recursos para tanto, mas isso é outra estória.

O grande problema é que assuntos econômicos estão sendo tratados de forma política, o que é muito ruim. O governo ainda nem sabe direito como tirará o primeiro barril, se é que vai tirar, mas já está fazendo a divisão dos lucros. os acionistas da Petrossauro deveriam começar a ficar preocupados pois a empresa poderá entrar com o investimento para que o governo fique com os lucros.

O fato é que nada será tirado do fundo do mar durante o atual governo, daí o despreendimento do presidente em fazer suas bravatas. Um governo com  um pouco mais de responsabilidade do que esse que está aí vai ter que recuar nesses delírios e arcará com os custos políticos envolvidos. Na prática Lula está não só jogando para a platéia, mas deixando a bomba para os futuros governantes.

Entrando um pouco na área econômica, para que o custo de extração deste petróleo compense é preciso que o preço do barril esteja elevado, ou seja, que esteja faltando petróleo no mundo. Nos últimos dias a cotação despencou e o mesmo aconteceria se o Brasil conseguisse realizar toda a extração que sonha. Poderíamos ter o caso de conseguir extrair mas ter que fazê-lo em baixa quantidade para evitar a queda do preço internacional, mais ou menos como a OPEP opera.

É precipitado saber ao certo o que acontecerá mas a irresponsabilidade do governo (chegou a derrupar as ações da petrossauro) está em níveis alarmantes e o grande presente de Deus(?!) tão alardeado pelo monarca brasileiro pode se transformar em um presente de grego.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *