Passado o frisson das Olimpíadas aparecem os primeiros números dando conta que se investiu 1,2 bilhões de reais nos atletas olímpicos nos últimos 4 anos; cada medalha saiu pela bagatela de 80 milhões. Pode um país como o Brasil arcar com estes custos?
Sou contra investimento em esportes? Se é para massificação, não. Se é para ganhar medalhas, sim. Devemos lembrar que somos um país onde não há saneamento básico para todos, nem mesmo água encanada. Esse bilhão de reais poderia ser investido sim em esportes, mas para as crianças e não para atletas formados. Não ganharíamos medalhas hoje, mas quem sabe amanhã?
O que fica evidente é a utilização política que se faz do esporte, Hitler foi apenas o primeiro a perceber isso. Tem brasileiro exultante pela conquista de medalhas de ouro pela China, como se os Estados Unidos nunca tivessem sido derrotados antes. Já foram. Perderam para a União Soviética em 1988; perderam para a CEI e Alemanha Oriental em 1992. Uma engenharia social razoavelmente eficaz consegue ganhar medalhas como mostraram ao longo da história os países socialistas.
Mas o preço é salgado.