Em recente seminário que assisti, um colega perguntou porque a ONU não fazia nada contra os Estados Unidos que atacou o Iraque mesmo com proibição do Conselho de Segurança. Informei a ele que o CS não vetou a invasão __ até porque precisaria do voto americano __ mas negou o apoio, o que é bem diferente.
Bush foi muito criticado por ter agido mesmo sem este apoio mas talvez seu principal erro tenha sido pedir o apoio em primeiro lugar. Sua principal intenção era mostrar que a guerra do terrorismo islâmico não era apenas contra os Estados Unidos e sim contra todo o mundo ocidental, o que ficou claro pelas próprias declarações dos líderes terroristas.
Esta semana a Rússia invadiu, sem o menor aviso, a Geórgia. A mídia está muito tímida e já começa a eleger seu vilão: o presidente da Geórgia. Fico imaginando se Bush invadisse uma ilha do Caribe, acho que o mundo iria a baixo. Quantas manifestações serão montadas no Brasil contra a invasão russa? O que dirá a UNE? E a CUT?
Aqui interromperam até a programação olímpica pra dar a notícia assim quem começaram os ataques na sexta-feira. Mas as reportagens tem sido bem neutras. Vide:
http://www.cbc.ca/world/story/2008/08/09/russia-georgia.html
Meus amigos que são especialistas da historia da russia temen o pior…