Voto facultativo

Está germinando no Congresso, por iniciativa da sociedade civil, uma PEC tornando o voto facultativo no Brasil. As chances do negócio prosperar são quase nulas, mas não deixa de ser um alento que comece a aparecer contestação ao voto obrigatório. Somos um país atrasado e o fato das democracias mais avançadas não obrigarem seus cidadãos a votar deveria ser um sinal.

O fato é que o voto obrigatório é extremamente favorável à elite política do país, que pode manipular o voto e garantir sua perpetuação no poder. Não acho que tenha chance de prosperar, mas aos poucos pode ser que um dia ganhe um pouco mais de apoio por parte da sociedade e force os políticos a discutirem para valer o assunto.

Outro erro da carta de 88 que precisa ser corrigido é a eleição direta para presidente. Eu fui um entusiasta da primeira eleição em 1989. O tempo passou e cada vez tenho mais convicção que não funciona. Favorece que populistas assumam o poder, como a América do Sul está mostrando. O populismo é um desastre. Começa com euforia, alardeia alguma realizações de curto prazo mas conduz o país para um desastre que um dia se configura.

São dois temas que precisam ser discutidos pela sociedade, dentro do regime democrático e na vigência das leis. Coisa que no Brasil é muito difícil.

2 pensamentos sobre “Voto facultativo

  1. Eu sou a favor do voto facultativo. A população tem que ser educada o suficiente pra saber a importância do voto e os políticos têm que convencer o eleitor a se dar ao trabalho de ir votar. Aqui não é feriado em dia de eleição. É um dia de trabalho normal e as pessoas votam quando têm uma folga ou de noite quando voltam do trabalho. Mas também é MUITO mais fácil votar. Se vc não quiser votar no dia da votação – sabe que vai viajar por exemplo – eles têm um “advanced polling” uma semana antes, na qual as pessoas podem votar antecipadamente. Esqueceu de votar antecipadamente mas vai viajar mesmo assim? Vc pode pedir uma cédula e votar pelo correio.

    Não existe titulo de eleitor. Existe uma lista de eleitores e os locais de votação são mais descentralizados e nunca têm muita fila. Vc chega, traz uma identidade qualquer que comprove ser cidadão canadense (passaporte, certidao de nascimento), eles te procuram na lista e pronto. Ah, vc se esqueceu de se matricular na lista mesmo depois dos voluntários terem ido de porta em porta confirmando se vc estava na lista? Não tem problema – é só mostrar um comprovante de residencia e eles te incluem na lista na mesma hora e vc pode votar. O voto aqui é um direito que não pode ser negado então cabe ao governo facilitar o processo para exercer esse direito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *