Oferta e procura

Hoje o presidente Lula afirmou que aplicará remédio amargo para impedir a volta da inflação. Isso quer dizer que a sociedade pagará com alta de taxa de juros e elevação do superavit primário para cobrir o tal fundo soberano, sobre o qual não entendo nada, mas que 10 em cada 10 economista que opinou sobre o assunto disse ser furada.

Nem vou entrar neste mérito, o que ressalto é que na hora das notícias ruins ninguém fara do mecanismo como os preços são formados, sobre a lei da oferta e da procura. Falam sobre a ganância do sistema capitalista.

Os preços estão subindo porque China e Índia estão crescendo e possuem populações gigantescas. A pressão sobre a demanda é muito grande e com isso temos alta de preços. O que é preciso é aumentar a oferta, mas não escutamos Lula falar de nada disso, não é mesmo?

Qual a iniciativa do governo para incentivar a expansão da agricultura? Nenhuma, pelo contrário, através do Ministério do Meio Ambiente, as barreiras para aumentar a área produtiva são enormes. Os gargalos sobre o setor são enormes e o governo só pensa em aumentar impostos sobre a cadeia produtiva.

Lula reclamou também que não se conforma que a Vale não construa uma siderúrgica no Pará. Deveria perguntar, a sério, por que a empresa não o faz. Com certeza teria maior lucro vendendo aço beneficiado do que o minério bruto. Devem ser muito amadores estes diretores da Vale de perder esta excelente oportunidade.

Qual a garantia que o governo dá para as atividades da Vale? Nenhuma. O partido do governo ainda apóia ação do MST sobre a empresa e faz plebiscito pela sua re-estatização. Qual a ação do governo para melhorar o ambiente de negócios? Para dar segurança jurídica? Quanto tempo levaria para autorizar a licença de instalação de uma siderúrgica no Pará?

A inflação está voltando por causa da pressão da Índia e da China. Não é porque o presidente Bush é um malvadão ou porque a Europa cobra subsídios agrícolas. O governo brasileiro tem responsabilidade ao não fazer nada para aumentar a oferta e equilibrar a nova demanda. Pelo contrário, quer jogar na sociedade o remédio amargo que o presidente se referiu em sua metáfora. Pois eu tenho uma para ele.

Ao chegar em casa o pai de família encontra o filho meio adoentado. Mas justo naquele dia que combinou de ir em um churrasco ao ar livre? Resolveu levar o menino de qualquer jeito e na volta ela já estava bastante gripado. Para resolver o problema, antibiótico.

Como dizia Jesus, ouçam os que tem ouvidos para ouvir…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *