STF tem sua decisão: a pesquisa com célula-tronco embrionária passou

Agora é definitivo. Além de um esclarecimento que muda a votação que estava 4 x 4 para 5 x 3 para a liberação das pesquisas, Celso de Mello e Marco Aurélio votaram pela liberação. A maioria está alcançada.

Na prática não vejo como esta decisão vai ter muita influência pois não levo tanta fé assim na pesquisa brasileira. Não nesta pelo menos. O que lamento é que a decisão seja comemorada como uma vitória da ciência sobre a religião, não é.

Uma coisa ficou evidente, alguns ministros recorreram à definição de estado laico brasileiro para permitir a pesquisa. É uma forma de dizer que não leva em conta a posição de algumas igrejas, não só a católica, que consideram que a vida se inicia na concepção. Mas também não são capazes de afirmar quando esta se inicia. Rejeitou algo sem saber a resposta em nome do laicismo. Acho isso tudo muito perigoso.

No fundo estão colocando a moral pragmática como norma de conduta. Ainda acho a ética cristã um parâmetro bem melhor para a humanidade sobreviver e é com certo desconforto que vejo o avanço do ateísmo no mundo e pior, isso ser considerado como uma libertação, um avanço da sociedade.

Nietszche estava certo quando afirmou sobre o niilismo: “a estória que estou contando e a dos dois próximos séculos”. Espero que tenha razão pois nesta caso já teremos passado de mais da metade desta verdadeira idade das trevas.

Não vou dizer que espero que os cientistas saibam o que estão fazendo porque considero a maioria incapaz de compreender estas questões que levantei. Respeito e muito o trabalho que desenvolvem na pesquisa científica, mas em questões morais a opinião deles vale a mesmo que qualquer pessoa comum.

Só faço um alerta, não esperem que o Brasil promova cura de doenças com este tipo de pesquisa. Estamos mais de duas décadas atrasados e os líderes até agora não conseguiram nada. Se eles estão no zero, nós estamos no negativo.

Mas tenho uma grande esperança nesta estória toda, e não tem nada a ver com o STF e o Brasil. Tem a ver com a pesquisa mundial em células-tronco embrionárias. Estão mirando uma coisa mas podem acabar topando com outra. Podem acaber descobrindo o princípio que organiza toda a vida a partir da célula, podem acabar topando com a alma.

E a ciência pode enfim descobrir Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *