É possível não concordar de pessoas sérias

Em muitos blogs conservadores houveram manifestações de reconhecimento à Jefferson Péres. Alguns reagiram dizendo que não é possível ser solidário a alguém que pertence à base do governo, como é o caso do PDT.

Estou tranqüilo para falar pois tenho completa ojeriza ao que foi Leonel Brizola, mas já no fim de sua vida o PDT não era mais extensão sua. Passou a ter lideranças próprias, fora até do brizolismo, e se posicionou como um partido de esquerda social democrata. Uma espécie de PSDB mais para a esquerda, embora não chegue ao gangsterismo político do PT. Este deveria ter sido fechado quando Duda Mendonça deu aquele depoimento na CPI.

Quer dizer que tenho simpatia pelo PDT? De forma nenhuma, discordo de quase todas as posições assumidas por este partido, mas reconheço que a social democracia, o estado do bem estar social, são bandeiras passíveis de serem defendidas por pessoas de bem. Particularmente não concordo com elas, mas não quer dizer que considere quem as defenda no nível dos petistas.

Desta maneira sempre vi o senador falecido ontem. Discordo de suas idéias política mas sempre respeitei suas opiniões. E não estou nem entrando na questão da ética, apenas de reconhecer em um adversário político o valor de sua posição. Há uma grande diferença entre um Péres e uma Ideli Salvati, ou um Sibá Machado, ou mesmo um Lula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *