O argumento de que não se pode impedir um indígena de portar um facão em uma reunião porque se trata de um instrumento de sua cultura é, para ser bem leve, quase angelical, simplesmente porco.
Faço só uma pergunta: em quantos eventos com lideranças indígenas, a segurança da presidência permitiu que os “pacíficos” silvícolas portassem facões?
Se um homem branco não pode portar um revólver ao se encontrar com uma autoridade, por que um índio poderia comparecer ao encontro armado? Acaso é mais brasileiro do que os brasileiros?
Por que a polícia prendeu o arrozeiro e não prendeu os índios que atacaram o engenheiro da eletrobrás?
Pode a polícia federal distinguir entre os cidadãos quais deve defender?
Caro Winston Smith,
Você é o primeiro que encontro que tem uma opinião parecida com a minha. Mas lembremos de mais alguns detalhes sobre esse fato:
Os índios compraram os facões, não tem lógica ser parte da cultura deles, se eles estão assimilando partes da nossa cultura, então o projeto de reservas indigenas é um fracasso, afinal o objetivo de tais reservas é manter a cultura do indio. Suponho eu que indios não sabiam forjar metais antes de conhecerem o “homem branco”.
E mais uma coisa: O indío que foi entrevistado ontem no fantastico, falou em Deus. Então eles são cristãos agora? Ou seja já perderam mais uma parte da cultura deles.
Passe em meu blog, quando puder:
http://alguemvaimeouvir.blogspot.com/
Tbm falamos sobre isso ocasionalmente.
Bem colocado, não tinha pensado ainda por este aspecto.
na minha opinião voces deveriam reconhecer que os povos indígenas são os donos dessas terras, ouve muita matança no povo deles os fazendeiros os empresários expulsaram das terras deles, deviam saber que em 1500, quando os portugueses chegaram ao Brasil, estima-se que havia por aqui cerca de 6 milhões de índios.
Passados os tempos de matança, escravismo e catequização forçada. Nos anos 50, segundo o antropólogo Darcy Ribeiro, a população indígena brasileira estava entre 68.000 e 100.000 habitantes. Atualmente há cerca de 280.000 índios no Brasil. Contando os que vivem em centros urbanos, ultrapassam os 300.000. No total, quase 12% do território nacional, pertence aos índios.
Quando os portugueses chegaram ao Brasil, havia em torno de 1.300 línguas indígenas. Atualmente existem apenas 170. O pior é que cerca de 35% dos 210 povos com culturas diferentes têm menos de 200 pessoas.Será o fim dos índios?
Apesar do “Dia do Índio”, que é comemorado no dia 19 de Abril, não tem nada para se comemorar. Algumas tribos indígenas foram quase executadas por inteiro na década de 70 em diante, enquanto estavam fora de seu habitat, quase chegaram a extinção, foram ameaçados por epidemias, diarréia e estradas, fora muitas coisas horriveís que nunca foram publicadas na midia em relação aos indios. Pensando no que voces falam a respeito deles sou muito a favor de ajudar esse povo e parabenizalos aos que sobreviveram para contar história, me deixa muito triste pensar que pessoas estudadas e políticos não fazem nada a respeito… os indios receberam os portugueses muito bem e olha o que deram em troca…