Sobre o post do blog do blogildo, e a comparação cultural que fez, cabe algumas considerações.
O juízo de valor sobre as culturas é suspenso pela antropologia ao estudar as diferentes culturas que surgiram ao longo da história. Para estudar uma civilização que adotou, por exemplo, o canibalismo, é preciso não condená-la. Trata-se de um método científico próprio da antropologia como ciência, o que não pode ser confundido com a metafísica.
Os instrumentos de estudo e as delimitações de estudo de uma determinada ciência, não pode ser estendida para a realidade objetiva. Este é um dos problemas, por exemplo, do Marxismo. Para estudar o capitalismo, Marx reduziu toda a civilização à economia. Posteriormente, seus seguidores chegaram a conclusão que a civilização era a economia, o que é uma generalização de um princípio de estudo.
Não se deve fazer juízo de valor sobre as culturas ao estudá-las do ponto de vista antropológico, talvez até histórico ou filosófico, o que não significa que estes valores não existam e não possam ser comparados. O infanticídio é um valor ligado à barbárie, seja qual for a cultura que o pratique. Aqui no Brasil defende-se que os índios possuem “direito” de matar suas crianças por ser próprio de sua cultura, e mais, que não se pode condená-los por isso. Acho a tese um absurdo.
Quase nada conheço de cultura não-ocidental, mas conheço um pouco de cultura indígena brasileira, e afirmo com todas as letras que a cultura ocidental brasileira é sim superior a estas culturas indígenas. E nesse ponto concordo com Blogildo, nossa cultura nos dá elementos, como a antropologia, para estudar a cultura indígena, a cultura indígena é capaz de fazer o mesmo? É capaz de um pensamento filosófico mais profundo?
Considerar que não exista cultura superior, sob algum determinado parâmetro, é um caminho para o relativismo. Da mesma forma poderíamos dizer que não existe indivíduo superior a outro, apenas diferente. Assim Gandhi é apenas diferente de Hitler, Jesus é apenas diferente de Barrabás, Sócrates é apenas diferente de Mileto…