Estou acompanhando bem de longe o caso da menina Isabella. Existem coisas que me revoltam, e o assassinato de uma criança inocente é uma dessas.
Não comentei nada aqui até hoje porque se trata de um problema de ordem humana, do mal que habita o coração de algumas pessoas. Não há um componente social como foi visto no caso do menino morto ano passado; este sim, uma expressão da violência urbana e o descaso das autoridades brasileiras.
O que aconteceu com Isabella poderia ter acontecido, e acontece, em qualquer lugar do mundo. Sei que a televisão não noticia outra coisa, mas o fato é que o público quer acompanhar todos os detalhes e é melhor que se horrorize com o que está assistindo do que se mostre indiferente.
Chama-me a atenção, entretanto, o teor das críticas que estão sendo feitas à mídia pela cobertura, especialmente contra a Rede Globo. Acho injusto tentar acusar as emissoras de condenar o casal antecipadamente, o que está sendo mostrado é a posição das investigações. Quer dizer que o delegado encarregado diz que está convencido da culpa dos dois e a emissora não deve noticiar este fato? Deve esperar o que? O transitado e julgado? Isso é com a justiça, pelo menos até onde eu entendo.
A comoção popular e as coberturas mais intensas são uma realidade em todos os países do mundo, basta lembrar do seqüestro da menina inglesa ou do caso de O. J. Simpson. As emissoras mostram porque é interesse popular, quando deixar de sê-lo, irão parar. Querer colocar nelas a responsabilidade pelo que foi feio com a menina é absurdo.
O pior é que a Globo se deixou pautar e mostrou uma entrevista com o casal em que eles de defendiam da perseguição da imprensa. Não foi permitido nenhuma pergunta sobre as provas encontradas até agora, o que seria da maior relevância. Afinal, se são inocentes, devem ter uma explicação. Ou não?
Sou contra o sensacionalismo da imprensa, mas ao contrário de muitos, não responsabilizo a imprensa por isso. Responsabilizo quem assiste. Ao invés de atacar a cobertura da imprensa, os sociólogos de plantão deveriam estar estudando e tentando entender o que leva uma pessoa a querer assistir a esta tipo de cobertura.
Talvez começamos a ter alguma respostas e não apenas chutes a esmo.
a tv mostra oq qr!
a globo mostra oq tah afim…
a globo se tivesse interece na inocência do casal, faria com q a opiniao pública ficasse do lado do casal…
e a midia esta sim pendendo p/ um lado…
se eles sao culpados ou inocentes eu nao sei, mas a midia tem q tomar cuidado com oq coloca nas mentes das pessoas desse pais…