Alunos da UNB recebem importante lição

A Universidade deve ser um templo do saber, um lugar onde jovens, e alguns não tão jovens, dão os primeiros passos em uma profissão, em uma atividade intelectual. Os universitários da UNB receberam uma lição preciosa de sua Universidade, a que no Brasil vale a pena não cumprir a lei.

Havia ordem para desocupação, dada por um juiz competente. O que fez o ministério da educação e da justiça? Ignoraram. Entre um bando de desordeiro e o reitor de uma universidade, por pior que seja o cidadão, ficou do lado da turba.

O novo reitor aceitou TODAS as exigências dos rebeldes, e ainda se prontificou que ninguém responderá há medidas administrativas. Age como se o prédio invadido fosse de propriedade da reitoria, não é. Pertence ao estado brasileiro, pertence a todos que pagam a conta, elevadíssima, para formar este bando de vagabundos. Em suma, pertence a você e eu.

Acham normal jogar a polícia federal para cima de algumas centenas de agricultores que cometem o crime de plantar, em terras que habitam já há décadas. Mas acham um absurdo desalojar um bando de desocupados, travestidos de estudantes, de um prédio público.

O pior de tudo é o precedente. A autoridade em uma universidade, que entre outras coisas deveria ensinar o significado de autoridade, foi jogada no lixo. Fica cada vez mais difícil acreditar em uma saída para um país que ensina o anarquismo, o desrespeito às leis, o uso da força como primeiro argumento para a futura elite intelectualidade.

Conseguiremos uma proeza, formar futuros mestres ainda mais miseráveis do que temos hoje. E olha que não é fácil imaginar este quadro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *