Agência Estado:
As empresas brasileiras pagam 23 taxas, que somam uma alíquota de 71,7% e levam 2,600 mil horas para serem administradas. Com isso, o Brasil ocupa o último lugar do ranking de tempo gasto para pagamento de taxas. A média é de 332 horas.
Os dados constam do estudo do Banco Mundial (Bird) e da Pricewaterhousecoopers sobre facilidade no pagamento de tributos. Foram comparadas alíquotas, número de taxas e tempo gasto para apuração, pagamento e controle de impostos em 175 países.
(…)
Outra conclusão do estudo é que taxas altas em países pobres estimulam a informalidade e reduzem a arrecadação. O estudo aponta três saídas: simplificar a lei, adotar preenchimento e pagamento eletrônicos e consolidar taxas.
A área financeira tem horror desta idéia: diminuir impostos para aumentar arrecadação. Acham que é trocar o certo pelo duvidoso.
Existem exemplos no mundo todo e em alguns estados brasileiros. Impostos extorsivos colocam empresas e cidadãos na informalidade, o que obviamente diminuem os que pagam tributos.